NA SUÉCIA, COMITIVA PARANAENSE AVALIA NOVOS POTENCIAIS DA MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL.

Notícias

NA SUÉCIA, COMITIVA PARANAENSE AVALIA NOVOS POTENCIAIS DA MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL.

O projeto é feito em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná.


Estadual


    Gestores do Governo do Estado concluíram nesta terça-feira o segundo dia de visitas técnicas na missão internacional à Suécia, que tem como tema central a madeira engenheirada, material que passa por um pré-processamento para ser usado na construção civil.

     Os primeiros dias da viagem internacional, que foi organizada pela Federação das Indústrias do Paraná, a Fiep, foram na cidade de Skelleftea, que possui diversas casas, pontes, prédios e até mesmo a torre de controle do aeroporto feitos em madeira. A experiência imersiva no mundo da madeira engenheirada começou já pelo hotel onde a delegação ficou hospedada.

    O Hotel the Wood possui 20 andares construídos totalmente em madeira engenheirada, usada tanto na estrutura externa quanto no acabamento interno, móveis e decoração, o que o torna um dos maiores deste tipo na Europa.

     A comitiva, que também é formada por representantes de prefeituras, órgãos federais e do setor produtivo, também visitou o Sara Cultural Centre, um complexo que une um mercado para a indústria madeireira, uma área de pesquisa e inovação e um espaço turístico. O projeto é resultado de uma competição de arquitetura promovida pela prefeitura de Skelleftea e atrai dezenas de delegações de professores de universidades, arquitetos, engenheiros e legisladores de todo o mundo.

     O chefe do Departamento de Florestas Plantadas da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Breno Menezes de Campos, fala sobre os detalhes da visita, que podem servir de inspiração para políticas públicas do Paraná.
 
     Segundo o presidente da Companhia de Habitação do Paraná, Jorge Lange, o diálogo com a academia é importante para que o Governo do Estado possa avançar em relação ao tema.

    Uma das iniciativas em âmbito estadual e que pode ajudar no processo de adoção da madeira engenheirada foi desenvolvido pela Fundação Araucária. O Novo Arranjo de Pesquisa Inovação Wood Tech foi criado em 2023 para estudar os potenciais de uso da madeira sustentável e renovável na região de Guarapuava com o intuito de transformá-la em um polo dessa tecnologia construtiva.

     O projeto é feito em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a Universidade Estadual do Centro-Oeste, a Prefeitura de Guarapuava e o Cilla Tech Park, recebendo um investimento de quase 2milhões e 700 mil reais do órgão estadual em agosto de 2023.


Fonte AEN.


11/04/2024
15:20
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp