NOVO BOLETIM DA DENGUE REGISTRA MAIS 37 ÓBITOS E 34,2 MIL CASOS NO PARANÁ.

Notícias

NOVO BOLETIM DA DENGUE REGISTRA MAIS 37 ÓBITOS E 34,2 MIL CASOS NO PARANÁ.

Desde o início do ano a Secretaria da Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, tem organizado várias ações buscando reforçar o combate à dengue.


Estadual


     O boletim semanal da dengue publicado pela Secretaria de Estado da Saúde confirma mais 37 mortes no Estado. Agora, o Paraná totaliza 140 mortes pela doença no atual período epidemiológico, que começou em julho de 2023.

     Os dados do 32º Informe apresentam 219.045 casos confirmados, 34.226 a mais em relação ao boletim anterior, além de 451 mil notificações e 97 mil casos em investigação. As mortes ocorreram entre quatro de fevereiro e dois de abril. São 23 homens e 14 mulheres com idades entre 14 e 94 anos, residentes em 23 diferentes municípios, sendo que 27 tinham comorbidades.

      A Regional com mais casos confirmados é a de Cascavel, com 30.106. As cidades com mais casos são Apucarana, com 15.756, Londrina, com 15.225, e Cascavel, com 14.197. Informações sobre a chikungunya e zika, igualmente transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, também estão contidas no documento.

      Houve o registro de três novos casos de chikungunya, somando 104 confirmações e 1.171 notificações da doença no Estado. Desde o início deste período não houve confirmação de zika vírus. Foram registradas 102 notificações.

     Desde o início do ano a Secretaria da Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, tem organizado várias ações buscando reforçar o combate à dengue. De janeiro até agora já aconteceram diversas capacitações aos profissionais de saúde para o manejo clínico, assistência aos pacientes e informações técnicas no enfrentamento ao mosquito.

     Cerca de 500 pessoas estiveram envolvidas nas iniciativas, que ocorreram em várias regiões do Estado. A pasta promoveu o Dia D, mobilização estadual, para fortalecer o combate à dengue e reduzir os casos da doença e o número de mortes.

     Para que as informações cheguem diretamente à população, o Governo do Estado também lançou duas campanhas publicitárias sobre os cuidados e de alerta à população. O Paraná ainda participou do Dia D nacional, do Ministério da Saúde. Em março, o Governo do Estado também liberou um aporte adicional de 93 milhões de reais para auxiliar os municípios.


Fonte AEN.

 


18/04/2024
15:46
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp