BERÇO DE TALENTOS, JOGOS ESCOLARES DO PARANÁ CHEGAM AOS 70 ANOS EM 2024.

Notícias

BERÇO DE TALENTOS, JOGOS ESCOLARES DO PARANÁ CHEGAM AOS 70 ANOS EM 2024.

A primeira edição foi em 1953, com o nome Jogos Colegiais do Paraná, realizada apenas em Curitiba.


Estadual


    A edição 2024 dos Jeps, Jogos Escolares do Paraná, que começa em 3 de maio, vai comemorar os 70 anos de existência da competição. Um dos mais tradicionais eventos esportivos promovido pelo Governo do Estado, os Jeps reúnem atletas de 12 a 17 anos, alunos de escolas estaduais, municipais e particulares em disputas de futsal, atletismo, basquetebol, voleibol, handebol e xadrez, entre outras modalidades.

    A primeira edição foi em 1953, com o nome Jogos Colegiais do Paraná, realizada apenas em Curitiba. Em 2022, os Jeps tiveram mais de 90 mil inscritos, entre alunos-atletas e professores-treinadores, de 395 municípios, um recorde até então.

     Em 2023, foram mais de 113 mil participantes de 396 municípios. Realizados pela Secretaria de Estado do Esporte, em parceria com a Secretaria da Educação, municípios e a Federação Paranaense do Desporto Escolar, os Jeps crescem a cada edição em número de participantes, qualidade dos atletas e interesse da comunidade. Atualmente, quase todos os municípios enviam delegações para as disputas, movimentando diversas regiões das sedes das fases municipal, regional, macrorregional e final.

    Após a fase estadual, as seleções paranaenses, formada pelos destaques, participam do calendário nacional representando o Paraná. No ano passado, o Estado levou 262 pessoas para a disputa dos Jogos Escolares Brasileiros, em Brasília.

     Também foram enviados 202 atletas e treinadores para Ribeirão Preto para os Jogos da Juventude do Comitê Olímpico Brasileiro e 24 para a Bahia, onde o Paraná foi campeão do Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar.

     A coordenadora dos Jeps na Secretaria do Esporte, Márcia Tomadon, que disputou os Jogos Escolares do Paraná em 1977, diz que é uma alegria comemorar sete décadas de engajamento no esporte.

     Além da educação e esporte, os Jogos Escolares também promovem a inclusão social. As modalidades para alunos com deficiência são disputadas de forma simultânea à competição tradicional nas mesmas etapas. Os campeões são habilitados para as Paralimpíadas Escolares, que acontecem em São Paulo. Em 2023 a delegação paranaense teve 235 pessoas.


Fonte AEN.


18/04/2024
15:56
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp