FAZENDA E RECEITA ALERTAM PARA ENVIO DE GUIAS FALSAS DE IPVA.

Notícias

FAZENDA E RECEITA ALERTAM PARA ENVIO DE GUIAS FALSAS DE IPVA.

O Serviço de Atendimento ao Contribuinte da Receita Estadual tem recebido, em média, 20 denúncias semanais de cobranças falsas de imposto.


Estadual


    A Secretaria da Fazenda do Paraná alerta os contribuintes que não encaminha correspondências, e-mails, SMS nem mensagens de WhatsApp com guias para o pagamento do IPVA. A vigilância constante e a educação sobre práticas seguras de pagamento continuam essenciais para evitar prejuízos financeiros e proteger os consumidores contra fraudes digitais.

     O Serviço de Atendimento ao Contribuinte da Receita Estadual tem recebido, em média, 20 denúncias semanais de cobranças falsas de imposto. Para evitar cair em golpes, é fundamental que os contribuintes sempre gerem guias de pagamento por meio dos canais oficiais e que se certifiquem da autenticidade dos sites antes de qualquer transação, como explica o coordenador de Arrecadação da Receita Estadual do Paraná, Ezequiel Rodrigues dos Santos

    É essencial estar atento e evitar páginas suspeitas, especialmente com links contendo palavras-chave em expressões variadas, como “pagueipva”, “detranveiculos” e “fazendaestado”, ou que mudem uma letra do termo principal, como “LPVA” ou “Detram”, com M, assim por diante. Ao confirmar o pagamento, certifique-se também de que a instituição destinatária esteja devidamente vinculada ao Estado. Não efetue pagamentos a empresas com nomes propositalmente enganosos, como “Pagamento Estadual de Trânsito Ltda” ou “Recolhimentos Digitais Ltda”, por exemplo. Há um ano, uma medida judicial pioneira no Estado vem combatendo fraudes relacionadas ao IPVA no Paraná.

     Em maio de 2023, a Procuradoria-Geral do Estado e a Secretaria de Estado da Fazenda obtiveram uma liminar da 2ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, que determinou a remoção imediata, dos resultados de busca na internet, de links patrocinados de sites identificados como enganosos para os contribuintes. Tais sites, muitas vezes, se passavam por órgãos governamentais, induzindo os contribuintes a pagamentos indevidos. Ezequiel Rodrigues, no entanto, ressalta a importância da conscientização, já que muitas vezes, os golpistas entram em contato diretamente com o contribuinte via e-mail.

    Uma alternativa segura é utilizar o aplicativo Serviços Rápidos da Receita Estadual, disponível para Android e iOS, para fazer o pagamento. Além de ser um canal oficial, a plataforma oferece maior facilidade e rapidez nos procedimentos.

 

Fonte AEN.


24/04/2024
14:56
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp