FAZENDA ELEVA EXPECTATIVA DE CRESCIMENTO DO PIB DE 2024 PARA 2,5%

Notícias

FAZENDA ELEVA EXPECTATIVA DE CRESCIMENTO DO PIB DE 2024 PARA 2,5%

Alta será impulsionada por indústria e serviços. IPCA tem estimativa de variação de 3,7% este ano e INPC, 3,5%. Estimativas ainda não contemplam impactos das chuvas no Rio Grande do Sul.


Economia


    A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda elevou para 2,5% a estimativa de crescimento do PIB, o Produto Interno Bruto, para este ano. A projeção presente na grade anterior, de março, foi de 2,2%.

    Os dados foram divulgados nessa quinta-feira (16), na edição de maio do Boletim Macrofiscal.

  Para 2025, foi mantido o cálculo de crescimento de 2,8% do PIB. Absorção doméstica, com consumo e investimento, além do setor externo, impulsionaram a revisão da estimativa para cima, segundo a secretaria.

   A nova grade de parâmetros revela aumento das perspectivas de inflação medidas pelo IPCA, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, e, em menor patamar, pelo INPC, Índice Nacional de Preços ao Consumidor. Em relação ao IPCA, agora vigora estimativa de variação de 3,7% este ano (ante 3,5%, em março). Para o INPC, a atual estimativa é de alta de 3,5% em 2024 (frente a 3,25%, na grade anterior).

    A publicação do boletim com as informações completas está disponível em gov.br/fazenda


Fonte Rede Nacional de Rádio em Brasília.


21/05/2024
16:39
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp