BRASIL ALCANÇA MAIS DE 600 MIL JOVENS APRENDIZES CONTRATADOS.

Notícias

BRASIL ALCANÇA MAIS DE 600 MIL JOVENS APRENDIZES CONTRATADOS.

Resultado histórico faz parte das ações do Ministério do Trabalho e Emprego para garantir trabalho decente para a juventude brasileira.


Brasil


   O número de jovens aprendizes contratados no país chegou a 602.671 em março deste ano, batendo recorde histórico.

   O dado é do Ministério do Trabalho e Emprego, responsável por acompanhar e estimular a contratação desse público.

    De acordo com a pasta, o resultado se deve ao fortalecimento das políticas públicas do ministério e da articulação com entidades qualificadoras, setores empresariais, fundações e juventude.

    Em 2023, o estoque de aprendizes cresceu 10,7% em comparação ao ano anterior. Já no primeiro trimestre deste ano, o aumento foi de 8,3% em relação a dezembro. São 46.491 jovens que entraram na aprendizagem nos três primeiros meses do ano.

   A Lei da Aprendizagem determina que toda empresa de grande ou médio porte deve contratar um número de aprendizes, equivalente a, no mínimo, 5% e, no máximo, 15% do quadro de funcionários. O aprendiz deve ter idade entre 14 e 24 anos, podendo o contrato de trabalho durar por até dois anos. O jovem tem direito aos benefícios trabalhistas, sem que isso interfira na vida escolar. Por isso, a jornada de trabalho é reduzida, sendo de seis horas.

 

Fonte Rede Nacional de Rádio em Brasília.

 

 

 

 


22/05/2024
15:25
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp